Cerâmicas artesanais: tendência de decoração

As cerâmicas artesanais são peças utilizadas há muito tempo, elas tiverem suas primeiras expressões em terras brasileiras pelas mãos de populações indígenas. A partir de então essa modalidade artística se tornou uma expressão de arte popular das diferentes regiões do mundo e de artesanato, que tem se desenvolvido ao longo do tempo e se transformado junto a sociedade.

 

Peças da empresa cord x clay

 

As peças de cerâmica são peças de beleza exclusivas, pois elas trazem consigo muita história em seus desenhos originais, criatividade e particularidades. Quando usadas como ornamento decorativo são capazes de trazer um ar aconchegante e estilo para diversos tipos de ambiente.

Embora os processos industriais tenham contribuído confortavelmente para a diminuição do toque artístico e particular das peças, ainda assim deve se considerar que a arte da cerâmica continua viva nas mãos de diversos povos que marcam seu estilo e sua história em peças únicas, feitas uma a uma pelas mãos dos artesãos e artesãs. Essa personalidade que cada peça traz consigo é o que faz com que a cerâmica tenha se popularizado cada vez mais.

 

Peças da artista Catalina Zarhi

 

Conheça os diferentes tipos de argila

Outro fator que torna as cerâmicas artesanais tão populares é a sua matéria prima. Elas são feitas de argila, material muito fácil de ser encontrado e por preços bem acessíveis. A argila pode ser encontrada em aproximadamente 75% do território terrestre, tornando seu uso acessível, desde a época indígena até os dias de hoje.

Elas podem ser encontradas em diversas cores, o que não impede de receberem outra pintura após a confecção. Podem ser de cor creme, branca, marfim, verde, terracota, entre outras. Essa característica é definida pela temperatura e pelo tempo que a argila permanece no fogo no momento de sua preparação.

São utilizadas todas para diversas finalidades, tanto na fabricação de pias, vasos sanitários e diferentes telhas, como também para decorações, azulejos decorados e esculturas.

A versatilidade da argila não pode ser percebida somente pelas diferentes colorações. Sua forma maleável trás para o artista a possibilidade de criar diversos formatos. Desde os mais tradicionais até formas completamente novas e únicas.

 

Peça do artista Zhu Ohmu

 

Onde usar a cerâmica na sua casa

 

  • Vasos: Os vasos de cerâmica são muito elegantes e combinam com muitas flores ou até mesmo sem. Além disso, são diversos tamanhos e cores possíveis para decorar o ambiente.
  • Copos e canecas: Os copos e as canecas feitos de cerâmica são além de lindos, muito agradáveis de usar. Eles têm maior resistência na perda de calor para o ambiente, mantendo sua bebida na temperatura ideal por mais tempo.
  • Pratos: Os pratos de cerâmica também são muito utilizados nas decorações. Além de possuírem diversas formas e cores, eles são muito versáteis. Você pode utilizá-los como local para guardar objetos ou também vazios, principalmente se forem coloridos ou com formatos diferenciados.
  • Esculturas: As esculturas de cerâmica são uma ótima pedida para ambientes externos, sala de estar e escritórios. Existem de diversos tamanhos e formas, abstratas ou não. Invista nessa arte em seu jardim, verá que o ambiente terá mais vida.

 

Texto por Jéssica Maciel

Você também pode gostar

Publique um comentário

Your email address will not be published.